Home & Living

Open Energy Monitor Home Automation Hub com MQTT, Sodered, OpenHab & Lightwaverf

no evento ao vivo totalmente carregado em Silverstone no início deste mês, paramos pelo Open Energy Monitor significa um bate -papo com Glyn Hudson (confira o vídeo da NIEVE abaixo para provar o show).

A configuração doméstica inteligente de Glyn é baseada no emonpi e emprega MQTT, Asced, OpenHab, Lightwaverf e Google Home.

Até Glyn para todas as coisas boas …

Acredito que a automação pode desempenhar um papel útil na ajuda para reduzir o consumo de energia. Por exemplo, poder controlar meu sistema de aquecimento central doméstico remotamente me permite ativar o aquecimento apenas quando for necessário e não o executar em um cronograma definido quando a casa estiver vazia.

Como mencionado anteriormente em uma postagem no blog, o emonpi (em execução de cartão SD pré-construído emonsd) pode funcionar como um poderoso hub de automação residencial. Utilizar o emonpi como um hub de automação residencial é uma boa opção por vários motivos:

Já está sendo executado 24/7 para monitoramento de energia

É otimizado para operação robusta de longo prazo: o sistema de arquivo RAPBLERRY PI ROOT é somente leitura para aumentar a vida útil do cartão SD

Já está conectado à sua rede local

Ele está executando o Debian Raspbian Jessie, portanto, instalar pacotes extras é fácil e muito suporte está disponível

Raspberry Pi 3 tem muita capacidade espacial

Rádios / acessórios extras podem ser conectados via USB

Já está executando um servidor MQTT

O cartão SD pré-construído emonsd vem pré-embalado com as seguintes integrações ascendidas, OpenHab e Lightwaverf

Neste post, quero compartilhar com você como uso o emonpi em minha própria casa.

Aqui está uma demonstração em vídeo usando o Google Home para controlar meu aquecimento e aparelhos centrais via MQTT:

Continue lendo para saber como isso é alcançado usando um software Emonpi e de código aberto…

Existem muitas opções quando se trata de automação e controle doméstico. Sempre que possível, prefiro soluções de código aberto que não dependam de nenhum serviço de terceiros. Todos os serviços de software para o meu sistema doméstico, como descrevo nesta postagem, são executados localmente no meu emonpi e, além da integração do Google Home Voice, não requer uma conexão com a Internet para funcionar. Uma solução de código aberto auto-hospedado tem o benefício adicional do aumento da privacidade e segurança da qual você está totalmente no controle.

Mqtt

O protocolo de comunicação leve MQTT é usado como a camada de comunicação de ‘cola’ entre todos os serviços a seguir. Consulte a seção Técnica/MQTT do Guia do Usuário para obter mais informações sobre como o MQTT funciona no emonpi.

Monitoramento de energia

Emoncms … obviamente!

Recentemente, tenho adorado usar o aplicativo V2 EMONCMS Android (atualmente na versão beta), que suporta várias páginas (consulte o tópico do fórum).

Demoção em vídeo emoncms Android App v2 beta:

Também gostei de usar recentemente o módulo Apps Emoncms reprojetado, que acabou de ser lançado no emoncms.org. Agora é possível ter mais de um ‘aplicativo’ mielétrico ou mysolarpv por conta do egoncm

Ao controle

Aquecimento central

Para controlar minha caldeira de aquecimento central a gás, uso um relé MQTT WiFi que também possui um termostato e agendador desenvolvido, embora não use esses recursos, apenas controlo diretamente via MQTT. O revezamento wifi tem sido muito confiável, foi usado diariamente nos últimos dois anos em minha casa e nunca exigiu uma reinicialização.

Sockets de plugue (luzes)

Eu uso plugues de RF da LightWave aos quais tenho luzes e outros gadgets de entretenimento conectados, por exemplo Estéreo e Chromecast. Ser capaz de ligar/desligar um banco de plug inteiro tem a vantagem de poder desligar totalmente os gadgets quando não estiver em uso para minimizar qualquer dreno de vampiros.

O emonpi pode controlar os gadgets de RF da onda de luz diretamente via MQTT se um módulo RF OOK estiver instalado. Consulte LightWave RF EMONPI Guia do usuário.

Os gadgets de RF da Lightwave não são perfeitos, o protocolo OOK RF é simplista, inseguro, ocasionalmente não confiável e o feedback do estado não está disponível. Estou pensando em empurrar para o plug Sonoff baseado em ESP8266 com firmware MQTT de terceiros ou firmware EMONEP.

Interface

Nos últimos anos, tenho usado o OpenHab como interface de controle. O OpenHab é pré-carregado na imagem pré-construída emonpi emonsd. Ainda estou para atualizar para o OpenHab v2.0, parece muito bom. No entanto, a v1.8 tem sido muito respeitável e atende às minhas necessidades. Eu uso o aplicativo OpenHab Android para acessar a interface rapidamente do meu telefone:

O OpenHab também se integra ao meu smartwatch de seixos, o que facilita a ativação/desligamento do aquecimento enquanto está fora de casa:

Há um tempo atrás (início de 2016), eu me envolvi com o homealsista (veja o post do blog). Fiquei bastante impressionado, tenho acompanhado o projeto e parece que ele está amadurecido para ser uma excelente plataforma de automação residencial. Pare possivelmente um rival do OpenHab.

Outra opção para uma interface é o painel assentado, que agora faz parte oficialmente do projeto as namorado.

A beleza do MQTT é que é agnóstico da plataforma, é possível ter muitas interfaces diferentes que controlam os mesmos nós de controle.

Interface de voz

Eu recentementeAdquiriu um alto-falante acionado por voz doméstica do Google, com uma pequena ajuda da Ha-Bridge para imitar uma ponte Philips Hue, é muito fácil levar o Google Home para controlar os gadgets locais via MQTT. A mesma configuração também funcionará com o Amazon Echo. Veja o Guia de Configuração do HA-Bridge para Emonpi.

Veja a demonstração de vídeo no topo deste post.

Config do dispositivo usando a GUI da página da Bridge:

Configuração do aplicativo do Google Home:

Integração e automação

Eu uso o nodado que é pré-carregado no emonpi / emonsD para integrar-se a outros serviços, obtendo a temperatura externa mais recente do Weather Underground, envie notificações push (aquecimento de alerta de temperatura ligado / desligado) para o meu telefone usando pushver. Ambos os serviços têm fluxos as conchados pré-fabricados, facilitando muito a integração. As nodorias são pré-instaladas e configuradas em emonpi / emonsd. O fluxo de exemplo incluído no emonpi demonstra a leitura de dados do emonte do MQTT e os dados de temperatura externa do clima subterrâneo.

Eu também tenho um fluxo assentado que lida com o desligamento do aquecimento quando a temperatura na sala de estar (conforme determinada por Emonth) atinge um ponto de ajuste. Eu poderia ter usado o controlador do termostato no relé Wi -Fi para fazer isso, no entanto, seria difícil em minha casa executar o sensor de temperatura com fio do revezamento WiFi para a sala de estar; portanto, uso uma temperatura sem fio.

Segurança e acesso remoto

O controle remoto (de fora da rede local) pode ser alcançado usando um serviço DNS dinâmico, como DuckDNS ou Secure VPN, para dar acesso a serviços de fora. Por exemplo, abro a porta 8080 para dar acesso ao OpenHab em execução no meu emonpi na Internet. O OpenHab possui autenticação ativada e HTTPS pode ser usado para criar uma conexão segura.

Como alternativa, e possivelmente uma solução melhor pode ser usar o serviço myopenhab.org para permitir o controle remoto sem precisar abrir uma porta externamente.

O Home Assistant tem um exemplo de uso de serviços de cebola para acessar o assistente de casa em execução localmente.

Visite OpenEnergyMonitor.org

Reproduzido a partir da postagem original do blog por permissão de Glyn Hudson.

Compartilhar isso:
Facebook
Twitter
Reddit
LinkedIn
Pinterest
E-mail
Mais

Whatsapp
Impressão

Skype
Tumblr

Telegrama
Bolso

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *